Please reload

Recent Posts

Amar, Entregar e Meditar

April 7, 2016

1/3
Please reload

Featured Posts

Jesus, O Maior Psicólogo Que Já Existiu

May 12, 2016

Queridos amigos, hoje venho recomendar um livro que acho extremamente valioso para a vida e para o sucesso de qualquer um de nós. No entanto, antes de apresentar uma breve introdução do mesmo, gostaria de salientar que a Divine Soul Clinic, respeita todas as crenças religiosas, espirituais ou filosofias de vida de cada um, pois acredito que somos livres de viver de acordo com as nossa escolhas pessoais. Assim, venho chamar a atenção para o facto de que apreciar a elevação moral e intelectual de Jesus de Nazaré, não quer dizer que se siga obrigatoriamente determinada religião. 

 

Na verdade, Jesus foi um dos filósofos que mais marcou a história da humanidade e jamais teve por hábito falar mal ou julgar os outros, defendendo sempre o livre arbítrio de cada ser humano e sugerindo que não julgássemos o próximo e nos amássemos uns aos outros, como a nós próprios… 

 

Jesus falava sobre amor e foi o verdadeiro exemplo de amor.

 

Assim, acho de grande utilidade partilhar convosco a introdução do livro “Jesus, o Maior Psicólogo Que Já Existiu” do psicólogo americano, Dr. Mark W. Baker pois, independentemente das nossas crenças, todos podemos beneficiar dessa eterna sabedoria. Passo a citar o autor:

 

“Jesus entendia as pessoas. Sabemos disso porque talvez seja quem mais influenciou a história. Culturas foram formadas, guerras travadas e vidas transformadas em decorrência do seu ministério há dois mil anos. Como psicólogo, sempre fui fascinado pela pergunta: por que os ensinamentos de Jesus tinham e têm tanto poder?

 

Depois de estudar muitos anos, descobri que se compreendêssemos psicologicamente os ensinamentos de Jesus poderíamos entender por que as suas palavras exerceram um impacto tão profundo nos seus seguidores.

 

As teorias psicológicas atuais permitem-nos perceber que o facto de Jesus compreender tão profundamente as pessoas fazia com que elas quisessem ouvi-lo.

 

Interesso-me pelo estudo tanto da teologia quanto da psicologia, há mais de vinte anos, e descobri que cada uma destas disciplinas ajuda a aprofundar o meu entendimento da outra. Fico sempre admirado ao constatar como os pontos de concordância entre os princípios espirituais e os emocionais podem favorecer a saúde tanto emocional quanto física.

 

Freud, no entanto, considerava a religião uma muleta que as pessoas usam para lidar com os seus sentimentos de desamparo e esta perspectiva deu início a uma guerra entre a psicologia e a religião que continua até hoje. Alguns psicólogos encaram a espiritualidade como um culto que limita o potencial humano e, pela mesma razão, algumas pessoas religiosas ou ligadas à espiritualidade encaram a psicologia com preconceito. 

 

No entanto, descobri que a animosidade existente em ambos os lados deste conflito tem origem no medo. O medo dificulta o entendimento. É necessário que as pessoas parem de se sentirem ameaçadas para que se consigam ouvir umas às outras e comecem a atingir um entendimento mútuo.

 

Há alguns anos atrás, um colega pediu-me que o substituísse numa palestra que iria dar um Domingo numa igreja. (…) Pouco depois de ter começado a palestra, um homem sentado na parte de trás da sala levantou a mão e disse: "Este seria um seminário interessante para uma terça-feira à noite na biblioteca ou algo parecido, mas certamente não é adequado à “Casa de Deus no dia do Senhor!" Infelizmente esta não foi a primeira nem a última vez em que, ao fazer uma abordagem psicológica, despertei a hostilidade de pessoas religiosas.


Mas o contrário também sucede. (…) A explicação de um dos psicanalistas para tal comportamento foi: "Convivo com esses profissionais e acho que eles não conhecem nenhum terapeuta que seja ao mesmo tempo inteligente e cristão.” Naquele momento vi que o preconceito existe de parte a parte.

 

Felizmente, os psicólogos contemporâneos estão a reavaliar muitas das idéias de Freud, inclusive o seu preconceito em relação à espiritualidade. Tenho acompanhado esse processo com entusiasmo há vários anos e os pontos de concordância entre as teorias contemporâneas e os ensinamentos de Jesus têm me impressionado.

 

Muitos livros já foram escritos sobre esses ensinamentos. Entretanto, eu gostaria de acrescentar algumas reflexões novas a respeito desta antiga sabedoria. Os estudos que fiz sobre as teorias psicanalíticas contemporâneas possibilitaram-me interpretar as palavras de Jesus sob um novo prisma e enriqueceram a minha vida e a vida dos meus pacientes. Em vez de achar que essas lições entram em contradição com as novas descobertas psicológicas, considero que produzem novas e profundas percepções que eu não tinha entendido antes. Neste livro vamos examinar de outra perspectiva algumas das parábolas mais conhecidas para aprender algo novo a respeito da sabedoria de Jesus à luz do pensamento psicológico contemporâneo.

 

 

Cada um dos capítulos do livro concentra-se num conceito psicanalítico que ilustrarei com os ensinamentos de Jesus. Faço referências (em notas no final do livro) para aqueles que desejarem ler textos psicanalíticos técnicos mais elaborados.

 

Esforcei-me para traduzir conceitos complicados em termos simples, sem sacrificar a integridade do seu significado. Acredito que muitos desses princípios espirituais tragam benefícios às nossas tentativas de encontrar o equilíbrio psicológico. Procurei dar exemplos de como esses princípios se aplicam hoje em dia às nossas vidas.

 

Os exemplos que usei foram extraídos das experiências de pessoas com quem trabalhei, que conheci ou a respeito de quem li. Por motivos confidenciais, cada exemplo é na verdade uma composição de várias histórias e não representa ninguém em particular.

 

 

 

Independentemente das nossas crenças religiosas, espirituais ou psicológicas, a verdade é que todos podemos beneficiar dessa eterna sabedoria.”

 

Dr. Mark W. Baker


Se quiser ler o livro, ele está disponível online e em várias livrarias, tanto em Inglês como em Português, mas se não tiver oportunidade de o ler, irei publicar no meu blog os excertos que considero mais relevantes.

 

Até breve :)

 

Matilde de Melo

 

Terapeuta & Directora 

 

www.divinesoulclinic.com
 

 

Please reload

Follow Us
Search By Tags
Please reload

Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Approved Training Provider 

Internationally Certified 

Natural Therapist

Internationally Certified 

Full Member

Professional Membership & Insurance

© DIVINE SOUL CLINIC International Institute for Holistic Therapies

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon