Autoestima e Sucesso :)

Insegurança, necessidade de aprovação, insatisfação crónica, carência e dificuldade em impôr limites são alguns sinais de falta de autoestima mas a verdade é que autoestima e autoconfiança são fundamentais para se levar uma vida saudável e feliz, sejam quais forem as dificuldades que possamos encontrar. Acima de tudo, é preciso não esquecer que tudo muda a toda a hora e está nas nossas mãos construirmos a vida que queremos para nós próprios.
São vários os factores que podem estar na origem do problema. Desde a educação que se recebeu na infância, até acontecimentos na idade adulta como doenças, acidentes ou perdas materiais ou afectivas, há vários factores que podem contribuir para a falta de autoestima. Falta de conhecimento próprio e a autoimagem distorcida podem ser a causa. A imagem ou o julgamento distorcido que os outros fazem de nós - os tais “espelhos” que nos cercam, tão bem referidos por J.L. Pio Abreu na sua obra “Como Tornar-se Doente Mental” - ou uma desgraça que desencadeie uma depressão e, por conseguinte, a falta de autoestima e autoconfiança também podem estar na origem do problema.
No entanto, o que importa não é ficar a vida inteira a culpar os outros ou as vicissitudes da vida pela situação em que nos encontramos, mas sim colocar “mãos à obra” e tratar de sermos felizes.
Sucesso
Sucesso não necessariamente dinheiro, status ou bens materiais.
Uma vida de sucesso é uma vida feliz
E a felicidade é PESSOAL. Cada um sabe o que o faz feliz e cabe a cada um de nós viver de acordo com aquilo nos faz bem e nos dá paz e alegria interior.
Autoestima é auto-amor.
Amor por si mesmo(a) significa aceitar-se incondicionalmente, ser capaz de gostar de si próprio(a). Autoconfiança é confiança em si, naquilo que é capaz. A maior parte das coisas que você não pode, não pode, não porque realmente não possa, mas porque não acredita que consiga. Não que possa ter tudo o que quer, mas reconhecer e afirmar para si mesmo(a) que consegue é o primeiro passo para realmente vir a conseguir o que sempre julgou impossível.
Você é capaz de ir em frente, de ultrapassar limitações, aprender o que não sabe e aproveitar as oportunidades que surgirem no seu caminho.
A raiz da falta autoestima e autoconfiança é uma única: MEDO. Onde o medo se instala, não há oportunidades, nem para a confiança nem para o amor. Reflita sobre como está a sua vida actualmente: as atitudes que toma são benéficas para si? A sua atitude diante das situações é positiva? Você está contente consigo mesmo(a)? Se as respostas forem negativas, o seu amor próprio está em baixo e você precisa tomar uma atitude.
A solução só depende de si
Sim, é verdade, a solução só depende de si. Pode com certeza ajudar recorrer a um terapeuta, coach ou psicólogo, mas a realidade é que se você não quiser de facto melhorar a sua atitude, autoestima e autoconfiança, não há receita, medicamento, terapia ou limpeza espiritual que possa melhorar o seu amor por si próprio(a). Muitas coisas podem ajudar, mas a chave para a sua transformação e transformação da sua vida, estão dentro de si.
E tenha em atenção que a autoestima baixa, influência absolutamente todos os campos da vida. Uma pessoa sem autoestima, não gosta dela mesma, por isso tem tendência a fazer escolhas que a prejudicam ainda mais em vez de a ajudar… Isto aplica-se tanto aos relacionamentos amorosos e às relações pessoais, procurando só quem lhes “suga” energia e não acrescenta nada de positivo à sua vida; ao campo profissional, não evoluindo, pois não tem confiança no próprio potencial, nem coragem para tentar algo novo ou melhor, desistindo ao primeiro obstáculo; no meio escolar ou académico, pois o medo do que os outros vão pensar faz com que tenha vergonha de colocar dúvidas e procurar ajuda. Tudo envolve uma auto-sabotagem como se verifica em vários estudos de casos clínicos.
Assim sendo, volto a frisar que o importante é você não esquecer que tudo pode mudar a toda a hora e que está nas suas mãos construir a vida que quer para si próprio(a).
Dicas Para Aumentar a Sua Autoestima e o Seu Sucesso
Pare de se comparar às outras pessoas
Valorize as suas qualidades e capacidades
Descubra o que gosta e o seu estilo próprio
Ouça as suas próprias vontades
Mime-se e cuide de si próprio(a)
Faça exercício regularmente
Tenha contacto com a natureza
Insira na sua rotina coisas que lhe dão prazer
Descanse, não passe a vida a correr
Tire um tempinho para reflectir e meditar
Analise a sua vida e não seja imediatista
Defina os seus objectivos pessoais
Seja flexível, para toda a regra, analise o contexto
Não se auto-critique a toda a hora
Evite criticar e julgar as outras pessoas
Afaste-se das pessoas que o(a) põem para baixo
Saiba impôr limites, proteger-se e defender-se
Procure quem o(a) faz sentir bem e em paz
Não dê tanta importância à opinião dos outros
Seja optimista, acredite que nada é por acaso
Tenha iniciativa e enfrente os obstáculos
Espalhe bons sentimentos por onde quer que vá
Saiba que fazendo o bem, merece o bem
Não dependa dos outros para ser feliz
Corra o risco de errar, toda a gente erra
Tome responsabilidade pelas suas escolhas
Se errar, saiba rir dos seus próprios erros
Acima de tudo, ame-se!
Tudo de bom para si!
Até breve :)
Matilde de Melo
Terapeuta & Directora
Tags: